-
Arquitetos: Tato Architects
- Área: 460 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Shinkenchiku Sha
"Casa e Escritório em Hofu" é um projeto de reforma de um edifício de 40 anos. O edifício com estrutura de aço foi reformado para incluir vários espaços, como sala de estar, escritório, depósito, loja e muito mais. O cliente deste projeto é o proprietário de uma fábrica de alimentos fundada em 1865. Além dos produtos tradicionais como soja e missô, a empresa também trabalha no desenvolvimento de novos produtos usando as antigas técnicas refinadas ao longo da história.
Enquanto a fabricação dos alimentos está localizada em outro lugar, o cliente queria criar um local com uma atmosfera mais limpa para outras partes do negócio, tais como espaço de escritório, loja e espaço de armazenamento para distribuição nacional dos produtos. Felizmente, o edifício era grande, e foi possível criar e sanar as demandas dentro da estrutura existente.
Querendo trazer uma parte da história da fabrica para o projeto, as paredes externas estavam revestidas de madeira de velhos barris de missô, desmontados pelo cliente. A madeira carbonizada refere-se tanto à imagem da marca, mas também ao seu entorno. O telhado e a estrutura principal do edifício foram mantidos intactos e um elemento foi inserido no espaço aberto, girado 45 graus contra o grid do edifício existente. Torcer os espaços novos em 45 graus cria uma sensação mais ambígua entre a arquitetura antiga e a nova, além de, também, criar diversos espaços sob os beirais e pátios.
Devido à natureza de uso misto deste edifício, um número não especificado de pessoas entra e sai diariamente. Portanto, optou-se por organizar as funções dos edifícios para que gradualmente se tornem mais privativas. O armazém e a loja estão localizados ao norte, de frente para a estrada, enquanto a sala de escritórios e de prototipagem para desenvolvimento de produtos é colocada no centro, e mais ao sul, finalmente, está localizada a residência do cliente. Olhando de uma sala, as camadas de portas e paredes de vidro criam profundidade e gradação, obscurecendo os limites entre os espaços.